Aula invertida sobre Geometria no 4º Ano B promove o cultivo de habilidades e valores para a vida
O 4o Ano B realizou uma atividade diferente, proposta pelas professoras Ana Paula Lacerda e Natália Assis.
A turma foi dividida em pequenos grupos com a função de “ensinar” aos colegas o que aprenderam sobre Geometria. Por meio da aula invertida, cada “professor” tinha a função de ler, pesquisar e buscar informações para enriquecer as aulas. Nessa oportunidade, utilizaram material concreto, realizaram gincana, malha quadriculada, usaram massinha e palitinhos. Teve até prisma feito de pipoca!
Os temas das aulas foram os seguintes:
- Grupo 1: cubo, paralelepípedo, prisma, pirâmide: sólidos que não rolam.
- Grupo 2: esfera, cilindro, cone: sólidos que podem rolar.
- Grupo 3: prisma de base pentagonal, pirâmide.
- Grupo 4: polígonos
- Grupo 5: simetria
- Grupo 6: ângulos
A aula invertida é uma metodologia que estimula os alunos a assumir o papel de protagonistas do seu aprendizado com uma postura mais ativa em sala de aula. Do planejamento a apresentação das aulas, a atividade favoreceu o cultivo de diversos valores, tais como: colaboração, respeito, conciliação, bondade e tolerância ao ouvir os colegas, aprender com as diferenças observando a forma de cada um desenvolver o tema proposto para cada grupo e saber trabalhar em equipe.
Segundo as próprias crianças, a atividade foi um sucesso! Beatriz Cifuentes Cota manifestou que: “Foi um dia super especial! O planejamento ocorreu como esperado. Meu grupo fez um ótimo trabalho em equipe, ajudando uns aos outros.” Ana Beatriz Lacerda comentou: “Essa experiência foi divertida, nos esforçamos muito para preparar a aula e isso me deixou muito feliz.”