Parlenda e um “Saco surpresa” despertam o pensar e muitas habilidades no Infantil 5 B
As professoras Marina Miranda e Marília Sales, do Infantil 5 B, prepararam uma atividade desafiadora para a turma: “Saco surpresa”. As crianças teriam que descobrir o que havia dentro daquele saco. Várias hipóteses foram levantadas. Muitas falaram que tinha pipoca, outras disseram que era pirulito, enfim, passaram longe de descobrirem o que havia dentro.
Diante da expectativa dos alunos, e para estimular o pensar e muitas outras habilidades, a sacola surpresa foi deixada de lado e foi feita uma nova proposta para a turma. Primeiro, eles teriam que falar se conheciam alguma parlenda e, somente depois, a sacola seria aberta, voltando ao desafio do que haveria dentro dela.
A aluna Luna Salomon, sem hesitar, levantou o dedinho e cantou a parlenda “Marcha soldado”. Logo após, foi explicado para as crianças por que aquela música era uma parlenda e, então, as professoras fizeram a seguinte proposta, teriam que escutar a música “O sapo no saco”, disponível no YouTube, com atenção e, depois, recordar a parlenda e ditá-la para que as docentes a escrevessem no quadro. Em seguida, foi solicitado que observassem o texto e respondessem a uma série de perguntas que se referiam às rimas, frases, espaço entre as palavras, palavras com o mesmo som com o objetivo de trabalhar habilidades cognitivas que auxiliam no enriquecimento do vocabulário e no processo de alfabetização.
Nesse momento, os alunos já haviam “esquecido” o “Saco surpresa”, pois estavam encantados e entusiasmados com a parlenda. Porém, mais uma vez o saco foi apresentado e, desta vez, sem duvidar, todas disseram que havia um sapo dentro da sacola.
A atividade favoreceu o treino da atenção, despertando o interesse dos alunos em exercitar a as faculdades da inteligência para realizar muitas descobertas, brincando.