"Fazer do limão, uma limonada!" Analogia para enfrentar os desafios, no 1º Ano A
O 1º Ano A está estudando sobre o Polo Norte. Esse estudo, tem propiciado muitas oportunidades de aprendizado em vários sentidos.
Milena Almeida, professora de ciências do Curso Fundamental, foi convidada pelas professoras do 1º Ano A, Fernanda Silveira e Juliana Domingues, para dar uma aula sobre os estados físicos da água. As crianças queriam saber como acontece a formação da neve. Milena explicou que a água, um elemento da natureza pode transformar-se em vapor, voltar ao estado líquido e transformar-se em gelo, sem deixar de ser água, ou seja, sem mudar sua molécula, H2O.
As professoras Fernanda e Juliana, aproveitaram a oportunidade e fizeram uma analogia com o ser humano. “Nós, humanos, também temos a prerrogativa de mudar de estado, assim como a água, sem deixarmos de ser nós mesmos, mas sempre buscando nos transformar para sermos cada vez melhores.”, explicou Fernanda.
As crianças, incentivadas pelas professoras, recordaram de algum momento vivido em que conseguiram mudar o estado interno para melhor e fizeram um registro.
Dando sequência ao trabalho, a assessora educacional, Letícia Viana, apresentou uma outra imagem analógica em uma de suas conversas com a turma: a de fazer do limão, simbolizando algo difícil que vivemos, em uma limonada, algo gostoso e doce. Nesse dia, para que os alunos fixassem essa imagem, Letícia deu a cada criança um pouquinho do caldo do limão puro e, depois, uma deliciosa limonada. A imagem ficou tão forte na turma, que toda situação difícil vivida, posteriormente, foi chamada, pelos alunos, de “situação limão”. As crianças, muitas vezes, recorrem às professoras pedindo ajuda para transformar as situações de conflito em uma “limonada.”
Dias depois, após terem vivido muitas experiências com esse elemento de vida, novo, resolveram compartilhar o que haviam aprendido com outra turma, como preconiza o método logosófico. Com muita alegria, após escreverem um texto coletivo do que estavam vivendo e lerem para a turma do Infantil 4 A, fizeram várias esquetes, que demostravam uma situação “limão” sendo transformada em “limonada”. Ao final da atividade, uma surpresa agradou a toda meninada: chup-chups de limonada foram distribuídos para as duas turmas.
Todo o processo da experiência, desde o trabalho conceitual, a observação de si mesmo, passando pela experimentação de vivências e culminando com a difusão do aprendido foi vivido de forma atenta, com alegria e vontade de se superar!