Brincadeira com varetas, no 2º Ano A, favorece o trabalho com a adição e a observação de si mesmo
Para trabalhar a adição, foi planejada uma aula de matemática bastante divertida, utilizando varetas, uma antiga brincadeira que agrada a todas as faixas etárias.
As professoras Anita Rocha e Maria Alice Lacerda, após ensinarem às crianças como se brinca com as varetas, explicando as regras e jogando com elas, dividiram a turma em pequenos grupos para que pudessem, sozinhos, treinar as habilidades motoras necessárias.
Depois de familiarizados com o material, Anita e Maria Alice deram início ao jogo, para valer, e desafiaram os alunos a anotar, no caderno, o valor correspondente a cada cor da vareta retirada. Ao final de cada rodada, deveriam realizar a soma de todos os valores para saber o resultado que alcançaram.
Durante a brincadeira, foi possível observar o envolvimento da turma, as iniciativas de auxiliar os colegas que apresentavam dificuldade mas, também, a presença do pensamento de trapacear.
“A aula, foi um rico campo experimental para observarmos as diversas reações das crianças o que viabilizou uma conversa posterior sobre a presença de pensamentos positivos e negativos durante os jogos. Propiciamos a análise da experiência e todos tiveram a chance de voltar para dentro de si mesmo e reconhecer o que se passou em seu interno para ficar atento de uma próxima vez e se superar. Pudemos levar, às crianças, elementos de reflexão importantes para a vida. Nossos alunos gostaram tanto que até pediram “bis”!”, relatou Anita.