Projeto “Planeta Terra”, no Infantil 5 B, continua a todo vapor e movimenta a turma para novas descobertas
O projeto “Planeta Terra” tem propiciado diversas atividades no Infantil 5 B. Algumas crianças, para explicar o surgimento do planeta Terra, exploraram o Sistema Solar o que gerou grande entusiasmo na turma. Assim sendo, as professoras Marina Miranda e Marília Sales propuseram a confecção do sistema solar usando massinha de modelar. Cada aluno modelou um corpo celeste e, em seguida, pintaram o sistema solar e fizeram uma pequena exposição.
Outro conhecimento que foi bastante explorado e compartilhado em sala de aula foi sobre os buracos negros. “Recentemente, surgiu uma nova foto divulgada por cientistas do Buraco Negro Sagitário A* (lê-se buraco negro sagitário A estrela) que está localizado no centro da nossa Via Láctea e as professoras viram mais uma oportunidade de divulgar para a turma uma importante descoberta da humanidade. Nossos alunos ficaram muito interessados pelo tema e observamos que passaram a entender um pouquinho mais sobre a grandiosidade do universo. Observamos, pelos registros realizados que também compreenderam e assimilaram bem a reportagem.”, manifestou Marina.
“Um fenômeno que pôde ser visto a olho nu por todo o país, foi a “Lua de Sangue”, nome dado ao eclipse total da lua que ocorreu no dia 15 de maio. Diante da oportunidade, explicamos para as crianças que esse fenômeno ocorre quando a Terra e a Lua se alinham e que, à noite, poderiam presenciar o fenômeno de suas casas”, contou Marília.
Para estimular ainda mais a turma, foi dado, para cada um, um papel apergaminhado A3 para que fizessem um colorido e produzissem lunetas que poderiam facilitar a observação do eclipse lunar.
“Esse projeto tem sido para o Infantil 5 B uma grande oportunidade para criarem o gosto pela busca do saber. As crianças estão cada vez mais abertas para compreender o Universo, além dos conceitos relacionados à vida e às leis de Deus, expressas na Criação .”, finalizou Marina.
“As leis universais sustentam os pilares da criação e animam a vida de tudo quanto existe. Tais leis estabelecem uma nova relação de causas e efeitos, que permite compreender, sem dificuldades, o amplo panorama da existência humana, ao mesmo tempo que orientam e prescrevem normas de conduta para...” (Da Pedagogia Logosófica)