5º Ano A aprende sobre empreendedorismo com adolescentes do Colégio
Nas últimas semanas, os alunos da turma do 5º Ano A receberam três visitas de colegas, alunos do Colégio, dos segmentos do Fundamental II e Ensino Médio, para relatar sobre a experiência que vivem com seus empreendimentos.
“Iniciamos com a aluna do 3º Ano do E.M., Beatriz Miranda Patrus. Ela nos contou que tudo começou com a venda de cookies e atualmente já ampliou bastante a variedade dos seus produtos. Em seguida, recebemos a visita do aluno Diogo Melin Brasil, do 9º Ano do Ensino Fundamental que investiu numa ideia que surgiu durante o período da pandemia: venda de doces. Abriu uma lojinha virtual e junto com seu sócio, um amigo, vendem para vizinhos, lojas e cafeterias. Finalizando nossas visitas, o aluno Frederico Calonge Villaça, também do 9º Ano, nos contou que iniciou seu empreendimento com a venda de ovos e a participação da família.”. Relatou a professora Juliana Pagliosa.
O momento vivido com os três adolescentes foi muito rico, não só pelas informações sobre comércio, matérias-primas que utilizam, distribuição, divulgação, faturamento, assuntos que dizem respeito ao trabalho com as disciplinas de Geografia e Matemática, mas, também, pelas informações valiosas para a vida. Todos relataram a necessidade de buscar o conhecimento e ter iniciativa para começar seu empreendimento e, necessariamente, o cultivo de muitos valores. Destacaram, a paciência, para aprender e aguardar os resultados; o planejamento, a organização e a responsabilidade, para dar conta de conciliar a vida estudantil com a de empreendedor. Ressaltaram que a criatividade também é importante na divulgação e diferenciação dos seus produtos, assim como o esforço, para conseguir cumprir com suas metas e alcanças seus objetivos. Quantos esforços e conquistas importantes!
O 5º Ano A começou a compreender que empreender é algo que pode acontecer desde muito cedo e em casa, como, por exemplo, a iniciativa de colaborar nas tarefas de casa e na busca por soluções para os problemas que surgem no dia a dia.
Empreender é arte, capacidade e vontade de fazer cada vez melhor!