Aula invertida de História no 3º Ano A promove muitos estímulos nos alunos
Os alunos do 3° Ano A vivenciaram uma experiência muito estimulante, proposta pelas professoras Júlia Lisboa e Natália Souto, durante algumas aulas de História. O conteúdo era sobre a ocupação das cidades brasileiras por meio do comércio e como essas primeiras vilas e cidades começaram a se formar.
A turma recebeu o desafio de viver a sala de aula invertida, ou seja, eles deveriam preparar uma aula dentro do contexto a ser estudado. Os alunos foram divididos em grupos e cada um recebeu um tema: os bandeirantes, os tropeiros e os vaqueiros.
Os grupos se reuniam nas aulas de História para realizarem o planejamento e intercambiarem sobre as pesquisas que cada um realizava em casa. Também definiram quais materiais seriam utilizados e como o conteúdo seria transmitido à turma.
“Tivemos uma grande variedade de aulas diferenciadas, como caça ao tesouro, quiz, atividade de registro, vídeos, teatro e apresentação em slides. Ao final, a turma realizou uma avaliação, por escrito, sobre a aprendizagem alcançada com as aulas e, também, uma auto avaliação, onde puderam se recordar do que realizaram com sucesso e pontos a serem superados, além de trabalhar com o conceito da honestidade.”, relatou a professora Júlia.
“A sala de aula invertida foi um sucesso! Os alunos se empenharam muito no planejamento das aulas e se esforçaram bastante no momento de serem os mediadores do conteúdo. Foram muito criativos na elaboração e execução das diferentes atividades que propuseram. Observamos o conceito de responsabilidade atuando nestes momentos. Ao final, puderam avaliar todo o processo e ficaram muito estimulados para mais momentos como este!”, completou a professora Natália.