Bolo de cenoura introduz conceito de fração no 4º Ano B
De forma concreta, com um delicioso bolo de cenoura e cobertura de chocolate, as professoras, Rita Xavier e Newman Almeida, introduziram o conceito de fração no 4º Ano B. O bolo foi partido pelas professoras, que iam nomeando cada parte, até chegar ao número de partes referente à quantidade de pessoas que receberia um pedaço do bolo. Depois do bolo partido, as crianças fizeram no papel a representação da atividade.
Considerando que o uso do material concreto favorece a compreensão do conceito a ser apresentado, as professoras tiveram também como objetivo da atividade, favorecer o desenvolvimento das faculdades da inteligência, prerrogativa exclusiva do ser humano, como a de observar, de analisar, de comparar, de racionar e de pensar.
Os alunos acompanharam a atividade com bastante interesse e demonstraram, ao final, terem compreendido o novo conceito. Depois de cortar o bolo, as crianças e as professoras saborearam um pedaço. Muitas crianças manifestaram que essa foi uma “aula muito gostosa!”