Momento Cívico no Infantil 4 B apresenta os resultados do “Bee Project”
No dia 22 de agosto, a turma do Infantil 4B e suas professoras Marcília Torres e Francielle Pires de Oliveira, realizou o Momento Cívico para as turmas do Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental.
Os alunos compartilharam o que aprenderam no “Bee Project”, além de hastear a bandeira e cantar o Hino Nacional.
Como preparo, Marcília e Francielle propuseram aos alunos a seguinte reflexão: O que podemos fazer para sermos bons brasileiros? O objetivo da conversa foi despertar nas crianças o sentimento de amor e valorização à Pátria!
“Chegamos à conclusão de que é necessário ter o conhecimento, ou seja, aprender, e compartilhar com os demais o que se sabe, sendo generoso. Antes de hastear a Bandeira, cada criança falou ao microfone, algo que aprendeu ao longo do “Bee Project”: que a natureza nos ensina com seus exemplos de generosidade e colaboração, contribuindo com valores importantes para a vida; outro conceito importante é sobre a defesa. As abelhas defendem a colmeia e a abelha rainha, olhando para a nossa vida a pergunta que movimentou a turma foi: O que podemos fazer para proteger o que de bom temos dentro de nós?”, relatou Marcília.
“Após as manifestações espontâneas, nossos alunos também tiveram a oportunidade de cantar e dançar a música que nos acompanhou no projeto “Here is the beehive”, do canal do Youtube Super Simple Play. Nas mãos, seguraram as abelhas e flores, confeccionadas com materiais recicláveis, explorando também a criatividade e trabalho manual. Ao final, cada um pôde colaborar puxando a corda que faz subir a bandeira e cantar o Hino Brasileiro. As crianças ficaram felizes em visitar as demais turmas convidando-as para o momento e compartilharam o que aprenderam com valentia!”, completou Francielle.
O hasteamento da bandeira e o hino representam um importante símbolo de nacionalidade, que atrelado a conceitos importantes de formação ética e moral, contribui para formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.
“O sentimento de nacionalidade surge, precisamente, da capacidade de estudo e de trabalho de uma nação.” (Da Pedagogia Logosófica)