A atividade Mochila de letras propõe novos desafios no Infantil 4 B
O Infantil 4B, estimulado pelas professoras Marcília Torres e Francielle Pires de Oliveira, iniciou, em agosto, a atividade Mochila de Letras, que auxilia no reconhecimento do alfabeto, sons das letras e no trabalho sensorial para a aprendizagem do traçado das mesmas. Cada aluno fica responsável por uma letra e leva para casa uma mochila, que deve retornar para a sala, contendo um objeto secreto que tenha, como inicial, a letra selecionada pelas professoras. Durante essa atividade as crianças têm a oportunidade de cultivar a discrição, pois o objeto deve ser revelado de acordo com as perguntas que elas vão elaborando, para descobrir o objeto escolhido pelo colega. Além disso, todos se esforçam para cultivar a atenção para pensar e para ouvir, reunindo as dicas trazidas através das respostas formulando hipóteses. Em seguida, fazem uma lista de palavras com aquela letra e o treino do traçado da mesma, utilizando recursos diferentes como areia, giz molhado no papel, tinta, colagens, etc.
Tudo isso para proporcionar o aprendizado das letras do alfabeto de forma leve, agradável, ao gosto das crianças, desenvolvendo atividades lúdicas e sensoriais.
“Observamos que as crianças tem se envolvido na atividade com muito entusiasmo e alegria tanto para selecionar o objeto surpresa quanto para se esforçarem em seguir as regras da brincadeira. Mesmo após o dia da letra selecionada, trazem palavras para acrescentar à lista, a medida que vão relacionando a inicial da letra com as mesmas. Uma fofura!”, relataram Marcília e Francielle.