5º Ano B vive a experiência de criar preceitos, em família, após a leitura do livro Extraordinário de R. J. Palacio
As professoras Rita Xavier e Cecília Faria, nas aulas de literatura, propuseram aos alunos do 5º Ano B, a leitura do livro: Extraordinário de R. J. Palacio. O livro conta a história de August, um garoto que tem uma deformidade no rosto aos 10 anos e que está iniciando seus estudos na escola, pois até então tinha aula em casa com a sua mãe.
O Sr. Browne, um dos professores de August, tem por hábito escrever um preceito no quadro, todo início de mês. Ele propõe aos alunos que discutam seu significado e ao final do mês devem escrever uma redação sobre o que aquele preceito significou para cada um.
Inspiradas no enredo do livro, Rita e Cecília propuseram à turma que cada aluno elaborasse, junto com sua família, um preceito baseado em valores e conceitos que consideram muito importantes e que fazem esforço para cultivá-los.
Além de criar o preceito as crianças deveriam explicar o significado dele usando exemplos de atitudes ou narrando uma vivência em que o preceito o ajudou a tomar uma decisão.
A atividade promoveu o pensar e possibilitou que refletissem sobre a importância dos valores cultivados. Além de fazer o bem divulgando boas ideias.
“Fiquei muito feliz e emocionada ao ler os preceitos criados pelas crianças e suas famílias. Pude aprender muito com o exemplo de esforço no cultivo de valores de cada um.”, manifestou Cecília.
Alguns exemplos dos preceitos criados e suas explicações:
“Em que posso ser útil?”
“Este preceito quer mostrar que eu não devo só ficar recebendo, tenho que aprender a dar também. Em minha vida comecei, em cada momento dela, a tentar buscar ser, com alguma coisa útil, assim, eu não me torno só mais um na multidão, posso fazer parte da vida de cada um” Guilherme Ranieri
“Sempre falar a verdade mesmo que seja difícil.”
“Para estabelecer relações com as pessoas baseada em confiança precisamos ser sinceros e sempre falar a verdade. Às vezes fazemos coisas das quais não nos orgulhamos, mesmo assim devemos falar a verdade. Por exemplo, recentemente fui encaminhado para a diretoria por mau comportamento em sala de aula. Não contei para minha mãe. Quando ela soube e me perguntou, eu disse a verdade.” Bernardo Magalhães
“Nunca desrespeite o próximo só porque não pensa ou age igual à você! Pense! Olhe para si! E seja gentil!”
“O preceito elaborado significa para nunca julgar os outros de forma inapropriada, para sempre pensar antes de fazer. Acabei de criar a frase, mas o conceito dela sempre esteve em mim. Quando preciso ser valente sempre penso e tento ser gentil.” Isabel Rennó
“Quem grita não comunica.”
“Quem grita não comunica. Ele significa que a gente deve tratar as pessoas com respeito devemos falar calmamente e explicar o que queremos. Um dia minha mãe ficou muito nervosa e gritou comigo. Eu não gritei com ela e fiz minha tarefa, depois conversei e expliquei que não gosto que gritem comigo e ela parou de gritar.” Bruno de Sá
“Cultivar o respeito ao próximo é fundamental para uma boa convivência”
“O cultivo do respeito ao próximo é muito importante pois é uma das bases do sentimento de amizade, junto com a simpatia e a confiança. (...) Já cultivei o respeito a não dar sequência a uma crítica injusta que foi feita a uma colega.” Fernanda Vasconcelos