3º Ano A explora o conceito de gratidão e aprende que esse é um sentimento que precisa ser cultivado
Os alunos do 3° Ano A, juntamente com as professoras Júlia Lisboa e Natália Souto, exploraram o conceito de gratidão, tema do mês de agosto, com muito entusiasmo!
Após a leitura de um livro onde puderam observar a presença desse conceito, realizaram o esforço de, diariamente, escreverem no diário que foi entregue pelas professoras, um motivo para ser grato naquele dia.
Em momentos oportunos, durante as aulas, os alunos compartilhavam com os colegas o que haviam escrito no dia anterior. As experiências foram variadas e à medida que cada um ia compartilhando seus motivos de gratidão os outros se identificavam e recordavam de situações similares. Depois de ouvir uma colega falando sobre a gratidão aos pais por se esforçarem para matriculá-la em interessantes aulas extras após a Escola, como Aquarela, um aluno ficou tocado com o relato e, no dia seguinte, trouxe uma lembrancinha para a amiga, agradecendo-lhe por ter compartilhado seu motivo de gratidão.
Utilizando o tema da gratidão, como pano de fundo, foi celebrado o dia 11 de Agosto, aniversário do Colégio Logosófico. Os alunos produziram um mural em que registraram os motivos que têm para serem gratos à Escola e ouviram, atentamente, os relatos de ex-alunos que os visitaram naquele mesmo dia.
“No final do mês, analisamos o vivido com o Gratitude Journal (diário da gratidão). Cada um pôde trazer o que experimentou fazendo esse esforço do registro diário. Muitas crianças manifestaram que sentiram que com esse exercício passaram a valorizar mais as coisas boas da vida. Outros disseram que perceberam que em sua vida tem muitas coisas e pessoas que os deixam felizes e, por isso, existem muitos motivos para ser grato ao invés de ficar se queixando e achando sempre que outra pessoa tem a vida melhor. A experiência também foi uma oportunidade de tocar a sensibilidade de todos, parando a cada dia para fazer a análise de seu dia e vendo que mesmo nos dias em que enfrentamos desafios, temos motivos para agradecer.”, manifestou Júlia.
Os alunos expressaram em seus diários ricas reflexões sobre acontecimentos no cotidiano em que podem ser gratos e a alegria que sentem nesses momentos. As professoras observaram um desenvolvimento efetivo da sensibilidade na turma. Compreenderam que a gratidão nem sempre surge naturalmente, que é preciso cultivá-la!
“As crianças manifestaram que o diário colaborou para que valorizassem ainda mais os seres queridos que têm em suas vidas. Além disso, tivemos até manifestações de crianças que foram gratas a si mesmas. Uma aluninha chegou feliz um dia na Escola, relatando para a professora que estava se sentindo grata por ter conseguido dormir sozinha depois de passar um período tendo muita dificuldade, nesse sentido.”, completou Júlia.