Infantil 4 A faz um piquenique diferente que estimulou o pensar
No dia 8 de setembro as professoras Alessandra Salles e Bruna Godoy realizaram um piquenique diferente com a turma do Infantil 4 A. Foi uma atividade planejada dentro do Projeto Mochila de Letras, que trabalha o reconhecimento do alfabeto, a aliteração e o traçado das letras.
As professoras colocaram algumas frutas em cima da mesa, primeiramente, as vermelhas (morango, maçã e melancia). A partir desse momento, os alunos começaram a levantar algumas hipóteses: “É o piquenique da cor vermelha!” Em seguida, outras frutas foram colocadas na mesa: mexerica, maracujá, manga, mamão. Novas hipóteses surgiram por parte dos alunos: “É o piquenique de coisas saudáveis” “É o piquenique das frutas!” As professoras interviram fazendo algumas perguntas, como: “Por que não trouxemos laranja?” A outra professora respondia: “Laranja não entra aqui!” Podemos trazer abacaxi? “Não, ele também não pode estar nesse piquenique!” Após mais algumas hipóteses levantadas pelos alunos, as professoras falaram, algumas vezes, os nomes das frutas em voz alta. Depois de um tempo uma aluninha exclamou: “Já sei! Todas essas frutas tem o mesmo som!” Outra aluna completou: “Elas começam com a mesma letra, a letra M!” O pensar e a observação promoveram a descoberta! Após descobrirem o segredo por trás da atividade, os alunos saborearam as “frutas da letra M e ouviram uma história relacionada: “Tem fruta no pomar, de Maria Lúcia Godoy”