Trabalho interdisciplinar leva os alunos do 6º Ano à Gruta do Baú em Pedro Leopoldo – MG
A partir de uma proposta interdisciplinar de enriquecimento dos conteúdos adquiridos em sala de aula, os alunos do 6º Ano foram levados à Gruta do Baú em Pedro Leopoldo - MG, a fim de observarem as formações calcárias e a estrutura geológica ali existentes relacionando as informações do local com a história da ciência sobre o aporte do livro paradidático: Os ossos do ofício de Sandra Paula e Ricardo dos Santos Gonçalves que aborda as descobertas científicas de Peter Lund.
Foram responsáveis pelo trabalho interdisciplinar, a professora de Geografia Suely Takahashi, a professora de História Emanuele Berenice Marques Oliveira e o professor de Ciências Mateus Scarpelli Marcato.
“Além do trabalho de campo, proporcionamos ainda, uma oportunidade para a interação dos alunos entre si e com os professores responsáveis pela atividade.”, relatou Suely.
O trabalho de campo buscou atingir os seguintes objetivos gerais:
- Resgatar e integrar os conteúdos trabalhados nas disciplinas Ciências, Geografia e História acerca da arqueologia, referenciais espaciais, artefatos históricos, localização, rochas, solos, fósseis e outros.
- Desenvolver a observação, análise e a interpretação do campo e visitação, qualificado como acervo histórico e natural.
- Potencializar os recursos educativos, realizando o intercâmbio necessário entre o ensino formal e o não-formal, bem como entre áreas diferenciadas do conhecimento.
- Desenvolver estudos de espeleologia e arqueologia, utilizando as grutas como laboratório.
Objetivos específicos de Ciências:
- Observar a diversidade de seres vivos no interior da gruta e comparar com a diversidade em outros ecossistemas onde a energia solar atua.
- Discutir a importância da luz solar em ecossistemas naturais e como sua ausência interfere na evolução de formas específicas de vida.
- Caracterizar ecossistemas, diferenciando ambientes naturais e artificiais.
- Observar as características das rochas e relacionar com a sua composição e processos de formação.
Objetivos específicos de Geografia:
- Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio ambiente para preservação dos recursos da natureza.
- Proporcionar a análise das relações existentes no espaço geográfico, bem como realizar observações de aspectos fisiológicos, urbanos, sociais, econômicos e culturais na paisagem, de forma empírica, buscando a inter-relação entre fenômenos.
- Identificar os problemas e soluções gerados pela interferência da sociedade na natureza e de como isso afeta a vida nos lugares.
- Conhecer práticas de ecoturismo sustentáveis e relacionar com a legislação ambiental.
Objetivos específicos de História:
- Abordar a história das teorias sobre a origem do homem no planeta e sua chegada no continente americano, problematizando a “descoberta” do Brasil.
- Abordar a história do Dr. Lund, dentro do contexto histórico mineiro: o período no qual viveu e como cientista do seu tempo, proponente de teorias explicativas (comparar a teoria “catastrofista” de Lund com a “evolucionista” de Darwin).
- Refletir sobre problemas como depredação do patrimônio natural brasileiro e degradação do meio ambiente.
Seguem alguns depoimentos:
“É importante oportunizar que o aluno se coloque na posição do outro. Esse movimento possibilitou o entendimento do esforço feito por Peter Lund para realizar seu trabalho de pesquisa nas cavernas mineiras. Deste modo, é possível formar uma consciência patrimonial de preservação das nossas grutas, que na verdade, são um museu a céu aberto que contam muito da história da humanidade”. Emanuele Berenice Marques Oliveira – Professora de História do 6°ano
“O diálogo entre a Geografia e as demais ciências é enriquecedor para o exercício da Saída de Campo, uma vez que os múltiplos olhares acerca de um mesmo objeto podem contemplá-lo em suas diversas facetas.” Suely Takahashi – Professora de Geografia do 6°ano
“Na excursão tive muito contato com a natureza e fui a uma gruta. Foi uma experiência inesquecível, conhecer aquele lugar que um dia já foi mar. E mudar minha rotina fazendo coisas com a natureza foi melhor do que ficar muito tempo no celular”.
“Após dois anos eu fiz uma atividade de campo. Eu achei muito legal! Foi relaxante respirar ao ar livre e ainda por cima consegui apreciar a paisagem. A gruta foi a minha parte preferida: os tetos foram formados por água e calcário”.
“Nunca tinha entrado em uma gruta e tive a oportunidade de conhecer a Gruta do Baú. Eu gostei da gruta, só não sabia que era tão escura, mas logo me acostumei. Sempre gostei de excursões, mas acho que essa foi a melhor de todas. Entrar em contato com colegas e professores em um novo ambiente é diferente e é muito bom”.
“Nossa viagem foi muito legal, um pouco longe, mas não tem problema. Quando chegamos lá as pessoas foram muito receptivas, todos foram muito gentis. O local tem uma paisagem muito bonita, tem animais muito dóceis e bem cuidados”.
“Ontem foi muito bom. Acho importante esse contato com o que estudamos e a natureza. Adoro fazer trilha e gostei muito de ir em uma gruta, foi uma experiência nova e que achei muito legal! Conseguimos ver o que estudamos e entender melhor isso! Adorei tudo da saída de campo!”.
“Ontem eu vivi várias aventuras pela Gruta do Baú, vi fósseis, escrituras na parede e tive um contato muito bom com pedras e plantas diversas. A trilha foi muito boa, ela era muito bonita e tinha várias coisas bem interessantes. Não foi a minha primeira vez em uma gruta, mas foi a melhor porque foi a vez que eu mais aprendi e aproveitei.”
“Eu vivi muita adrenalina e alegria, pois nós ficamos muito felizes em toda a excursão e porque lá tinha uns morrinhos e nós corremos neles. Eu de verdade, amei essa excursão”.
“Eu nunca estive em uma gruta, eu gostei demais. Eu senti na gruta um geladinho muito bom. Eu vi várias pedras diferentes e bonitas com formatos interessantes”.
“Nesta excursão eu fiquei muito satisfeita e muito cansada. Eu nunca tinha entrado em uma gruta. Dentro dela, eu fiquei com um pouco de medo, mas fiquei impressionada com a beleza da natureza”.