Atividade de vinculação entre o 5° e o 6° Ano promove, além da convivência harmoniosa, aprendizagem sobre sustentabilidade
No 6º Ano, a Sustentabilidade é um ingrediente a mais, trabalhado pela professora Suely Takahashi, junto aos demais conteúdos curriculares da disciplina de Geografia.
Também faz parte do 6º Ano, os alunos viverem uma atividade de vinculação com a turma do 5º Ano. Pensando nisso, a professora Suely, propôs a vinculação de seus alunos com o 5º em torno do tema: Sustentabilidade.
No pátio coberto da Escola, as duas turmas foram reunidas numa grande roda com uma pilha de resíduos sólidos que foram trazidos de suas residências. Havia embalagens de plástico, latinhas de refrigerante, cápsulas de café, caixas diversas de papelão e tetra pak como outros materiais que compõem o lixo doméstico.
Para iniciar a atividade, inicialmente, foi realizada uma dinâmica de entrosamento entre todos os alunos. Em seguida, cada um teve a oportunidade de utilizar uma garra, para com ela, realizar a coleta do resíduo levando-o para a lixeira identificada pela cor conforme o material descartado. Por exemplo: amarelo para metal, vermelho para plástico, azul para papel ou papelão, verde para vidro, marrom para lixo orgânico e branco para resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde.
“Percebemos que a quantidade de resíduos plásticos superou o que foi coletado nas demais lixeiras. Refletimos sobre o reuso de embalagens e a importância da reciclagem na redução de resíduos sólidos. Aproveitando a entrada da nova estação, a primavera, que este ano chegou com as chuvas, tratamos da valorização do gari na limpeza das ruas da cidade e do que podemos fazer para contribuir com o seu trabalho, como por exemplo, fechar corretamente os sacos de lixo, descartá-los nos dias e horários corretos, conforme a coleta do caminhão de lixo, e, se um vidro quebrar, devemos embalar os pedacinhos ou colocá-los dentro de uma garrafa pet para evitar acidentes durante a manipulação do material. O período das chuvas evidencia se a cidade está preparada para evitar as enchentes. A limpeza dos bueiros e a retirada de objetos que podem obstruir as redes pluviais e agravar o efeito dos alagamentos são ações preventivas realizadas pelos garis que adotam inclusive técnicas de rapel para efetuar o serviço de retirada de entulhos de canais.”, explicou Suely.
A atividade cumpriu com os seguintes objetivos:
- Observar a quantidade de embalagens descartadas como lixo domiciliar.
- Coletar as embalagens e trazer para o Colégio.
- Participar da dinâmica de separação dos resíduos conforme a sua origem.
- Refletir sobre práticas sustentáveis de redução de resíduos sólidos.
E, muito especialmente, desfrutar de uma convivência feliz e harmoniosa com outros colegas da Escola!
Depoimentos:
“Adorei a atividade pois tive contato com a reciclagem e adorei utilizar a garra. Aprender sobre essas coisas é importante para sermos pessoas conscientes no futuro”. Maria Luísa Ferreira Costa – 6°ano A
“Ontem teve a atividade de Geografia com o 5°ano e foi muito legal. Aprendemos a mexer com a garra e a descartar o lixo na lixeira certa”. Júlia Kahla Crispim Dahi – 6°ano A
“Eu adorei a atividade com a garra. É muito legal e diferente reciclar e separar os lixos com a garra. Nunca tinha usado uma antes. Foi uma ótima experiência”. Francisco Borel Magalhães – 6°ano A
“Eu adorei a experiência, foi muito legal a gente trabalhou com tudo que a gente estudou. Eu amei usar a garra para colocar o lixo em cada lixeira correta.” Clara Moura dos Santos – 6°ano A
“Eu achei muito legal pois achei uma forma divertida para aprender. A garra é muito legal e bonita. Achei diferente aprender desta forma. Foi legal ensinar para o 5°ano.” Manuela Martins Pinheiro Campos – 6°ano A
“Eu gostei muito da atividade que realizamos ontem, eu nunca havia usado uma garra de recolher lixo. Eu achei muito prática e divertida.” Fernanda Macedo – 6°ano A
“Gostei da atividade pois foi diferente e divertida! Quando aprendemos algo, só temos certeza disso depois de colocar em prática. No caso da reciclagem, a prática se torna muito mais necessária. Por causa disso, a atividade além de tudo é importante”. Luana Toledo Moreira – 6°ano B
“Eu adorei fazer a atividade especial de Geografia com o 5°ano, foi uma atividade prática muito interessante que envolveu muito a turma e trabalhou muito o conceito de Sustentabilidade”. Sarah Rapini Coelho – 6°ano B
“Foi uma atividade construtiva pois falamos de reciclagem” – Arthur Patti – 6°ano B
“Durante a atividade, pensei em como ela estava sendo legal e como podemos conscientizar as pessoas sobre o que jogar em cada lixeira. Descobri como podemos reutilizar os resíduos, e isso foi muito importante, pois nos tornamos mais conscientes”. Davi Costa Nunes – 6°ano B