Crianças do 3º Ano A são jornalistas por um dia e fazem importantes reflexões
Para favorecer a compreensão da turma sobre o gênero textual NOTÍCIA, o 3° Ano A, dividiu-se em grupos para realizar uma atividade especial proposta pelas professoras Júlia Lisboa e Natália Souto.
Cada grupo recebeu uma notícia para ser explorada. Todas as notícias selecionadas abordavam uma atitude de bem: uma menina de 11 anos que dá aulas de inglês gratuitamente, policiais que encontraram uma idosa com demência e tiveram uma grande sensibilidade ao lidar com o ocorrido para não assustá-la, um jogador de futebol que correu pelo campo com um desfibrilador para salvar um torcedor com parada cardíaca e 4 chefs brasileiros que se destacaram no ranking mundial.
Os grupos leram as notícias e tiveram a oportunidade de planejar a apresentação das mesmas como em um jornal de televisão.
Tomar contato com todo esse material propiciou que a turma se colocasse no lugar das pessoas que vivenciaram o que foi noticiado. As crianças ficaram tocadas, sensivelmente, com os acontecimentos e puderam refletir, com a ajuda das professoras, a forma respeitosa de apresentar os fatos mais sérios, como o da senhora que se perdeu. Para isso, todos se recordaram de como deve ser a postura de um jornalista.
“Além das informações contidas nas notícias, as crianças puderam enriquecer suas apresentações, criando entrevistas como se fossem as pessoas envolvidas com o ocorrido, ou presentes nos momentos de propaganda, etc. Também trouxeram para Escola acessórios de jornalistas e muita animação! Quando chegou o grande dia, cada grupo teve seu momento para apresentar, com direito a vinheta de abertura de jornal e microfone.”, relatou Júlia.
“Promovemos reflexões que tocaram a sensibilidade das crianças e mostramos como devemos veicular notícias de bem. A atividade propiciou que nossos alunos combatessem a timidez. Todos se prepararam na Escola e em casa. Contaram com o apoio dos colegas para serem valentes ao se apresentarem. Também se esforçaram para ouvir os amigos com atenção e sem rir.”, completou Natália.
“A atividade prática foi muito animada! Os alunos se empenharam no planejamento, nos ensaios e, principalmente, nas apresentações. Certamente, foi um momento muito significativo para a aquisição da aprendizagem. Alguns grupos, ao perceberem que ficaram mais tímidos na apresentação e acabaram não apresentando com tanta clareza, pediram para ter uma nova chance. A turma foi muito respeitosa, valorizando o esforço de cada grupo.”, manifestou Júlia.