Excursão do Infantil 4 B ao Museu das Minas e do Metal encanta as crianças com a beleza da Criação
O Infantil 4B viveu a sua primeira excursão acompanhados pelas professoras Marcília Torres e Francielle Pires de Oliveira e pela coordenadora pedagógica Eliana Godoy.
“Fomos conhecer o Museu das Minas e do Metal, como parte das atividades desenvolvidas no projeto Rochas e Pedras. Foi um momento muito esperado por todos nós! A “viagem” de ônibus promoveu muita alegria nas crianças e, ao chegar ao Museu, fomos recebidos pelos guias com grande entusiasmo!”, relatou Marcília.
Dentro de uma grande roda, os alunos contaram aos guias o que estavam aprendendo com as pesquisas que realizaram e quais perguntas eles tinham sobre o assunto, motivo da excursão.
“Após este momento, fomos divididos em duas turmas para visitar e receber as preciosas informações dos nossos guias. Foi interessante saber que com o pó da hematita é possível fazer tinta, inclusive o teto do museu e alguns vidros de uma grande janela foram pintados, utilizando-a. Ela tem uma coloração vermelha.”, completou Francielle.
“Os alunos puderam conhecer galerias com diversas rochas e pedras de cores diferentes, diamante, cristal, pedra arco-íris, esmeralda, pirita, rubi, entre outras. Visitamos o chão de estrelas, uma estrutura de vidro, com pedras na parte interna e iluminada com luz de cor azul. Nessa estrutura, ainda era possível visualizar, com grandes lunetas, alguns minerais que existem no subsolo de Minas Gerais. Também passamos por um labirinto de tubos de metal que projetavam os elementos químicos no chão! As crianças puderam brincar com a movimentação dos tubos, o som e a luz projetada no chão. Uma verdadeira aventura!”, contou Marcília.
As excursões pedagógicas permitem uma interação entre o conteúdo aprendido em sala de aula ou com a realização de pesquisas com o vislumbre e a contemplação da realidade. Para encantar as crianças com estímulos naturais que tanto favorecem a vontade de buscar o conhecimento.
As crianças ficaram muitos felizes com a sua primeira excursão e fizeram registros, por meio de desenhos, do que mais gostaram.