1º Ano A brinca de supermercado e coloca em prática o que aprenderam sobre dinheiro
Com o objetivo de que as crianças vivenciassem o que aprenderam sobre o dinheiro, nas aulas de Matemática, as professoras Fernanda Silveira e Juliana Domingues, planejaram uma aula prática e divertida: brincar de supermercado!
A turma foi dividida e todos os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente da organização do supermercado e da brincadeira em si, na sala do 1º Ano A.
Na bancada, os produtos, embalagens vazias de produtos de verdade, etiquetados com os preços, ficaram expostos e algumas carteiras funcionaram como caixas de cobrança.
A princípio, as crianças foram ao banco e pegaram uma certa quantia em dinheiro, de brinquedo e depois foram às compras. Eles precisaram fazer estimativas para verificar se o montante que tinham, daria para comprar tudo o que queriam. No caixa, as duplas, compradores e caixas, faziam suas contas. Enquanto alguns alunos eram compradores, os demais eram caixas, depois trocavam de função, para que todos pudessem ter a oportunidade de viver as duas experiências.
A prática da teoria aprendida, funcionou para reforçar a aquisição do conhecimento, como preconiza a Pedagogia Logosófica e, muito especialmente, aprender a pensar vivenciando o treino do consumo consciente.