A turma de Empreendedorismo do 1º Ano do Ensino Médio realiza uma atividade no Infantil 2
No dia 29 de novembro de 2022, auxiliados pela professora de Empreendedorismo do 1º Ano do Ensino Médio, Mariana Mendonça, a turma de adolescentes preparou um momento especial para as crianças do Infantil 2, manhã e tarde.
Os adolescentes produziram brinquedos pedagógicos direcionados à infância, pensando em como essa atividade poderia colaborar também com o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades das crianças de 2 e 3 anos.
Por meio de pesquisas na internet os alunos escolherem o brinquedo mais adequado à faixa etária. O brinquedo eleito utilizava uma caixa de pizza redonda, cortada ao centro, para a passagem de uma bolinha.
Os adolescentes foram para a sala de Artes com a professora Mariana e lá, customizaram as caixas, pensando em cada criança que receberia o presente. Como estão na época de Copa do Mundo, o tema escolhido foi Brasil que, certamente, agradaria a meninas e meninos.
“A atividade teve como objetivo, estimular nos adolescentes a importância de pensar no outro, e, também, a vontade de surpreender os demais, com atitudes positivas. Momentos assim, formam um ambiente interno e externo, sensíveis, porque os leva a conectarem-se com eles mesmos.”, explicou Mariana.
A adolescência é uma fase da vida em que os vínculos afetivos geram fortes repercussões no interno e esses movimentos, propiciados aos adolescentes, ajudam a despertar o anelo de ser bom e de fazer o bem.
“O projeto teve como objetivo favorecer que adolescentes e crianças sentissem, de forma mais consciente, a importância de dar, receber e ao mesmo tempo, perceber os movimentos internos gerados por uma atitude de bem. Além disso, compreender que poderiam criar esses momentos, sem esperar que o acaso os gerasse. A Pedagogia Logosófica ensina que é importante renovar sempre, os motivos de felicidade. Muitos valores foram cultivados pelos adolescentes no preparo e realização da atividade: gratidão, generosidade, olhar para o outro e querer o seu bem, querer ser bom. Outros aspectos estiveram presentes: o desenvolvimento da sensibilidade, a capacidade de enxergar a importância da união dos tempos, a possibilidade de vislumbrar ser um servidor da humanidade, e aprender mais sobre o mundo interno ao sentir as repercussões do momento feliz que viveram dentro deles mesmos. ”, completou Mariana.
A atividade teve repercussões muito positivas e felizes para os jovens que não queriam ir embora da sala das crianças e ficaram até o restante da aula, já em suas salas, manifestando o que viveram: abraços que receberam, olhinhos felizes das crianças, conversas que tiveram com elas.
“Amei muito a atividade!! Acho que com ela deu pra ver um pouquinho do quanto se espelham em nós e o quanto devemos ser exemplos em nossas ações dentro do Colégio! Ficamos muito felizes também ao ver que eles pensaram em nós, ao cantarem duas músicas. Acho que eles vão fazer um ótimo proveito do brinquedo que entregamos! Obrigada pela oportunidade ” – Aluna do 1o Ano do Ensino Médio | Rafaela Nagem
“Adorei a experiência de dar o presente para as crianças! Achei que foi muito bom para eles poderem conviver um pouco com a gente e aprender com esse nosso gesto! Com certeza eles vão se recordar para sempre desse dia especial, já que nos admiram como adolescentes e se inspiram em nós! Achei uma atitude muito generosa e fofa. Vamos também lembrar para sempre! Com certeza ver o sorriso das crianças e saber que aquele simples gesto vai gerar várias brincadeiras entre eles, é muito bom!” – Aluna do 1o Ano do Ensino Médio | Lívia Freire
“Eu gostei bastante da experiência, achei algo simples e diferente que com certeza fez muita diferença para as crianças, e além de diverti-las, também as ajudou na coordenação motora!! Achei muito interessante, afinal é algo que qualquer um consegue replicar em casa e, dessa forma, outras crianças terão a oportunidade de fazer e usar o brinquedo!” – Aluna do 1o Ano do Ensino Médio| Bruna Ribeiro