Organizados em grupos de três ou quatro integrantes, com o auxílio de um bastão de vidro, denominado nesse experimento de varinha mágica, os alunos iniciaram uma combustão em um algodão umedecido com etanol.
As professoras Fabiana Costa e Ward Lauar orientaram que o bastão de vidro deveria ser imerso inicialmente em um béquer com ácido sulfúrico e depois em outro béquer com KMnO4(s). Em seguida esse bastão de vidro foi encostado (com leves batidas) no algodão com etanol e, para a surpresa dos alunos, foi observada uma chama de fogo.
Os alunos foram estimulados a descobrir o papel de cada substância na reação daquela combustão.
Foi uma experiência estimulante identificar como o calor gerado na reação fez com que o álcool que estava no algodão se incendiasse, quando foi tocado pela ponta do bastão de vidro, dando origem a outra reação química, a reação de combustão do etanol.
Este é um movimento essencial na aprendizagem: comprovar, através de experimentos sucessivos, o que o conhecimento teórico indicou.