1º Ano A e B do Ensino Médio descobrem interessantes resultados em prática do laboratório de Química
Para completar e ilustrar o conteúdo de fenômenos físicos e químicos estudado teoricamente em sala de aula, as Professoras Fabiana Costa e Ward Lauar propuseram que os alunos se organizassem em grupos de três ou quatro integrantes.
A aula foi executada em duas partes, na primeira, os estudantes observaram que com a mistura de 30 ml de isocianato com 30 ml de poliol dentro de uma luva de vinil, ocorre liberação de calor e crescimento do volume, moldando o formato da luva. Os alunos se encantaram com o produto final: um volume maior e um aspecto resistente!
Na segunda parte, os alunos escreveram mensagens secretas com líquidos incolores. Para uma primeira mensagem foi usada uma solução de hidróxido de sódio. A mensagem foi revelada borrifando uma solução de fenolftaleína, com o aparecimento de um rosa intenso. Já em uma segunda mensagem, foi utilizada a solução de ferrocianeto de potássio. Desta vez, a revelação aconteceu borrifando uma solução de cloreto férrico, resultando em uma mensagem escrita em um azul da Prússia.
Nos fenômenos das práticas dessa aula foi observada a mudança de coloração, liberação de calor e liberação de gás (aumento de volume), evidenciando que os processos são químicos.
Ao evidenciar a importância da observação em uma atividade experimental, foi recordado o valor da observação em nossa vida como um todo.
Instigar o levantamento de hipóteses sobre um fenômeno observado estimula o excelente funcionamento das faculdades mentais, favorecendo a inteligência.