As turmas do 2º Ano A e B do Ensino Médio trabalham firme nos laboratórios.
Um movimento essencial na aprendizagem é comprovar, por meio de experimentos sucessivos, o que o conhecimento teórico indicou. As professoras Fabiana Costa e Ward Lauar estão frequentemente criando oportunidades para que seus alunos vivam esta realidade.
No experimento: Funções inorgânicas – Medida de acidez e de basicidade, os
alunos se organizaram em grupos de 3 ou 4 integrantes para realizar a prática. As medidas de acidez e basicidade foram testadas em cada grupo com um procedimento diferente em 7 amostras oriundas de nosso cotidiano: água da torneira, água sanitária, vinagre, suco de limão, solução de água e bicarbonato de sódio, solução de água e sabão em pó e refrigerante de limão.
Dentre os procedimentos para verificar se as amostras eram ácidas ou básicas, houve grupo que usou o indicador fenolftaleína, outros usaram azul de bromotimol e outros usaram fitas de indicador universal. Os grupos compartilharam os dados de seus experimentos para que todos compreendessem o uso dos indicadores. Em seguida, houve a análise das amostras: qual era a mais ácida e a mais básica, além da menos ácida e menos básica.
O grupo de adolescentes do Ensino Médio tem feito com gosto suas tarefas, vivendo agradáveis manhãs em conjunto, tendo o aprender como algo feliz.