2º Ano A e B do Ensino Médio capricham na observação!
Buscando observar as novas substâncias geradas pelas reações químicas, os alunos das professoras Fabiana Costa e Ward Lauar queimaram uma fita de magnésio e uma vela de aniversário especial para comparar a luz emitida nas duas queimas. Na vela de aniversário, havia fagulhas amarelas e na fita de magnésio metálico, a luz intensa liberada era branca. Os alunos puderam observar que na vela de aniversário também há um metal que, ao ser queimado, libera uma luz intensa, assim como no magnésio ao queimar.
O produto da queima do magnésio gera o óxido de magnésio que ao ser colocado em um tubo de ensaio com água reage e produz o hidróxido de magnésio. Os alunos pingaram o indicador fenoftaleína e perceberam que o líquido dentro do tubo de ensaio era uma base, hidróxido de magnésio, dando origem à encantadora cor magenta.
Ao evidenciar a importância da observação em uma atividade experimental, foi recordado o valor da observação em nossa vida como um todo. Investigar um fenômeno observado, levantando hipóteses sobre ele e pesquisando o maior número de aspectos relacionados, estimula o excelente funcionamento das faculdades mentais, favorecendo a inteligência.