2º Ano A e B do Ensino Médio comprovam lei de Lavoisier
Os alunos se organizaram em grupos de 3 ou 4 integrantes para realizar dois experimentos com o objetivo de comprovar o preceito da lei de Lavoisier que diz: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Os alunos utilizaram uma balança científica para pesar todos os reagentes antes e depois da reação e compararam os dados.
No primeiro experimento, a turma utilizou uma proveta com um balão de aniversário preso na parte superior. Para a reação do ácido clorídrico com o zinco em pó, foram utilizados como produtos o gás hidrogênio e um sal solúvel na água.
A ideia neste experimento era analisar a conservação da massa após as substâncias reagirem, pois o sistema era fechado. Houve grupos em que a massa reduziu! Os alunos levantaram hipóteses e argumentaram para identificar as causas de como isso poderia ter acontecido. Foi verificado que ao ser produzido o gás hidrogênio nesta reação, este gás poderia ter escapado pelo contato da proveta com o balão de aniversário.
No segundo experimento, os alunos fizeram a combustão de uma esponja de aço, usada para lavar vasilhas. Perceberam que a massa da esponja aumentou. Novamente o levantamento de hipóteses foi de grande importância, pois os alunos observaram que o pequeno incremento na massa foi devido à reação com o oxigênio do ar atmosférico.
Assim, a lei de Lavoisier não foi contrariada, pois o pequeno incremento da massa se deveu à massa do reagente gás oxigênio.
Para as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar, foi uma alegria acompanhar seus alunos na aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula, desta vez sobre a lei de Lavoisier.