8º Ano realiza diversas práticas sobre o Sistema Respiratório
O sistema respiratório é responsável pela troca gasosa entre o corpo e o ambiente externo. É composto por órgãos como nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os movimentos respiratórios que envolvem a inspiração e a expiração dependem de ações realizadas pelos músculos do diafragma e músculos intercostais.
Para compreender como esse mecanismo de entrada e saída do ar do corpo funciona, a professora Milena Almeida preparou uma aula prática na qual os estudantes utilizaram uma garrafa descartável, canudos, balões e massinhas para montar um dispositivo que faz uma analogia com os movimentos respiratórios.
Após a montagem do dispositivo, os estudantes puderam visualizar que quando não há pressão nos pulmões, o ar entra e quando a pressão está presente, o ar sai. Em outro momento, os estudantes testaram sua capacidade pulmonar ao expirar dentro de uma garrafa pet com dois litros de água. Ao expirar, o ar ocupa o lugar da água dentro da garrafa. Caso o estudante consiga retirar toda a água, pode-se compreender que ele expirou cerca de dois litros de ar. E por fim, em uma das aulas, a professora levou um pulmão bovino para que os alunos pudessem visualizar as estruturas semelhantes ao pulmão humano.
Durante as atividades, foi possível refletir sobre a importância do sistema respiratório. Compreender também sobre sua funcionalidade e sobre o valor dos cuidados com a saúde desse sistema, evitando fatores que possam prejudicá-lo, como o fumo, a poluição e o sedentarismo foi essencial. Além disso, foi destacado ser fundamental buscar tratamento médico em caso de problemas respiratórios, como asma e bronquite.