Turmas do Infantil exploram instrumentos musicais diversos
Para ampliar o conhecimento e estudar sobre as diferenças sonoras, a professora de Artes Musicais Karina Haddad levou instrumentos para as crianças do Ensino Infantil. O contato com timbres variados e formas diferentes de tocar o violino, ukulele, violão, piano, acordeon e carrilhão contribuiu para que as crianças observassem como cada instrumento é especial e único.
A professora orientou os alunos na classificação das famílias dos instrumentos como sopro, cordas e percussão, de acordo com as formas especiais de tocar: raspar, soprar, puxar, bater e balançar.
Algo que chamou a atenção dos alunos foi que o acordeon produz som com o sopro criado pelos movimentos dos braços e não pela boca.
Também foi realizada uma atividade sonora para descobrir qual era o instrumento utilizado. A professora colocou a música e os alunos identificaram os instrumentos. Todos tiveram a oportunidade de ouvir com atenção e observação ativa. Cada timbre é especial, assim como cada ser humano tem suas próprias qualidades.
A Professora estimulou os alunos a cultivar a observação atenta, ampliando seu gosto sonoro musical. Na oportunidade, destacou alguns dos diferentes valores presentes no conjunto das turmas. Ao serem notadas as características de cada um, salientou o quanto é importante aprender uns com os outros.
Em seu depoimento, relatou que as crianças estão sempre dispostas a aprender e explorar os instrumentos. Segundo ela, a atividade foi muito boa para estreitar os laços entre alunos e professora.