Turmas do 2º ano do Ensino Médio observam a importância do equilíbrio em aula experimental de química.
O que é ser proporcional? As Professoras Fabiana Costa e Ward Lauar trabalharam com os alunos do 2o ano do ensino médio, através de analogias, o que é ser proporcional. Exploraram os conceitos de excesso e de ser limitante. Aproximando da química, através de exemplos de reações, analisaram como estes conceitos aplicados com eficácia fazem diferença nas práticas no laboratório. Em seguida, passaram para a experimentação do uso de reagente limitante e reagente em excesso.
Os alunos reagiram uma solução de nitrato de chumbo com outra solução de iodeto de potássio. Estas duas soluções são incolores e quando elas entram em contato formam um lindo sólido amarelo. O sólido amarelo é o iodeto de chumbo que é mais denso e vai todo para o fundo do tubo de ensaio.
Os alunos montaram a equação química referente à reação e analisaram as proporções em que estas substâncias reagem entre si. Em seguida, fizeram o teste, acrescentando mais nitrato de chumbo e perceberam que nada ocorreu. Mas ao acrescentar o Iodeto de potássio, os alunos observaram maior formação do sólido amarelo, indicando assim que o reagente que estava em excesso era o nitrato de chumbo.
Aplicando os conceitos de proporção química, foi oportuno refletir sobre o equilíbrio na natureza e na própria vida, observando a necessidade do cultivo da atenção aos detalhes nas mais diferentes atividades.