5º Ano A inicia trabalho com conceitos da Pedagogia Logosófica através do uso de imagens analógicas
Durante o dia a dia na turma do 5º Ano A são vividas inúmeras situações que geram grandes oportunidades de aprendizado. À partir dessa observação, as professoras Juliana Pagliosa e Priscila Nunes iniciaram um trabalho com o uso de imagens analógicas, estimulando assim seus alunos a observarem e refletirem sobre elas.
O objetivo principal desse trabalho é despertar na criança a observação sobre si mesma, seus pensamentos, sentimentos e atitudes diante de situações que vive. As professoras mostraram o que pode acontecer dentro dela e como pode controlar ou escolher atitudes melhores para atuar.
A primeira imagem trabalhada foi essa:
A imagem foi colada no mural da sala com a seguinte pergunta: “What’s the secret?”. As crianças tiveram algumas semanas para observarem e analisarem a imagem. Passado um tempo, a professora Juliana realizou uma conversa sobre como cuidar para que os pensamentos alheios não entrem nas mentes das crianças e influenciem suas atitudes.
Muitas vezes, um pensamento que surge pode agitar o ambiente da sala de aula, por exemplo, ou fazer alguém sofrer por coisas que faz, sem parar antes para pensar. Esses pensamentos são como um palito de fósforo que, ao pegar fogo, rapidamente pode fazer os demais palitos se incendiarem, como se fossem mentes indefesas.
Durante a conversa, houve a participação de muitos alunos, relatando algumas situações relacionadas com esta imagem que já conseguiram observar na própria turma. Depois cada um realizou um registro em seu caderno.
As professoras perceberam um envolvimento grande da turma nesse primeiro trabalho e um real esforço para mudarem algumas atitudes que tumultuam o ambiente de aprendizado e convivência entre as crianças. Com isso já planejam outras imagens para trabalhar diversos valores, através de analogias. Aguardem pelas próximas imagens e aprendizados, tão importantes para a vida.