Turmas do 1º Ano do Ensino Médio procuram identificar fogo misterioso
As professoras Fabiana Costa e Ward Lauar levaram as turmas do 1º Ano do Ensino Médio aos laboratórios de Química para executar três experimentos envolvendo o tema combustão. No primeiro deles, os estudantes observaram as professoras colocando fogo em um líquido que supostamente seria água. No entanto, posteriormente, foi revelado que houve um preparo inicial do recipiente com um combustível (fluido de isqueiro), incolor e menos denso que a água, o que possibilitou que os alunos não percebessem sua presença.
Na segunda e terceira parte do procedimento, os estudantes observaram a queima de dinheiro e de um pequeno objeto de pelúcia. Tanto o dinheiro como o objeto, mesmo após pegar fogo não se “queimam”, permanecendo intactos. Isso foi possível devido a presença de água misturada a um álcool, sendo que a energia liberada na queima do álcool foi utilizada na evaporação da água. Desta forma, não ocorreu a queima do dinheiro e do objeto de pelúcia. Os estudantes, além de compreenderem sobre a combustão, também puderam observar que a transferência de energia pode possibilitar outros processos.
Estudar as reações de combustão, seus elementos básicos e produtos gerados com a atenta observação dos alunos foi especial! A atenção é um elemento importante no processo experimental, pois possibilita que o aprendizado seja mais eficaz e significativo.