Pulsação e pressão arterial são temas de aula prática de Ciências no 8º Ano
As aulas práticas são atividades que envolvem a aplicação dos conhecimentos teóricos em um determinado assunto. Elas são projetadas para permitir que os alunos verifiquem os conceitos aprendidos, muitas vezes experimentando e manipulando elementos relacionados aos temas, o que pode ajudar a ampliar a compreensão e retenção do conhecimento.
Em uma das aulas práticas de Ciências, os alunos do 8º Ano realizaram uma atividade relacionada ao sistema circulatório. Foi solicitado que, inicialmente em repouso e depois após atividade física, os alunos sentissem a pulsação de sua artéria durante o período de um minuto.
Os alunos já possuíam a informação de que essa pulsação se dá através da expansão e contração arterial, perceptível ao encostar os dedos no ponto em que ela passa perto da pele, como no pulso ou no pescoço (abaixo do queixo). Em outro momento, a professora Milena Almeida acompanhou a aferição da pressão arterial nas duas situações propostas. Os alunos puderam compreender que, quando medimos a pressão arterial, o que se mede é a força com que o coração bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos. Todos também tiveram contato com réplicas de peças anatômicas de coração humano e uma peça real de coração bovino, observando suas cavidades, musculatura e alguns vasos sanguíneos relacionados.
No momento da realização da aula prática, a professora explicou sobre os níveis da pressão arterial, hipotensão, hipertensão e frisou que não se pode medir a pulsação com o polegar, pois ele possui uma pulsação própria. Outro destaque especial foi dado aos cuidados e atenção necessários para que o ser esteja saudável. Recordando uma vez mais que a atenção em tudo o que se faz representa um grande valor.