2° Ano B aprende ao observar as formigas
Movidos pelo interesse apresentado por um colega de turma, os alunos do 2º Ano B começaram a se interessar pela vida das formigas. As crianças queriam “caçar” formigas no pátio e levá-las para casa em potes plásticos. Diante disso, as professoras Cecília Faria e Carolina Braga explicaram para os alunos que não poderiam retirar os animais da natureza sem saber ao certo o que eles precisam para comer e como é seu habitat natural. Propuseram à turma iniciar o “Projeto Formigas”. Logo as crianças elaboraram perguntas sobre o que gostariam de saber e pesquisaram as respostas.
Projetos de trabalho como este proporcionam o desenvolvimento das funções de estudar, aprender, ensinar e pensar, funções indispensáveis para a formação integral dos alunos.
Posteriormente, como forma de cultivo da generosidade, as crianças apresentaram suas descobertas para a turma, o que possibilitou o desenvolvimento de diversas habilidades.
Ao final das apresentações, a turma foi convidada a pensar para responder à seguinte pergunta: “O que aprendemos para a nossa vida, com o exemplo das formigas?” As respostas dos alunos foram muito estimulantes. Vejam algumas delas:
“As formigas não têm preguiça”.
“Eu aprendi que as formigas se preocupam umas com as outras e isso é importante”.
“Eu aprendi com as formigas a ser organizada”.
“Aprendi a cultivar o esforço”.
“Eu aprendi a colaborar”.
“Aprendi que as formigas trabalham com cooperação, organização e divisão de tarefas”.
“Cultivar a colaboração e saber trabalhar em equipe”.
Para finalizar os estudos sobre o tema, os alunos construíram um terrário junto com a professora Amanda, na aula de Ciências.
As crianças descobriram que o melhor lugar para as formigas ficarem é na natureza e que o melhor é observá-las e admirá-las, não retirando-as de seu habitat natural.
Todos chegaram ao final do Projeto muito estimulados a colocar tudo o que aprenderam com as formigas em prática nas suas vidas, buscando se tornar seres melhores a cada dia.