Infantil 2B cultiva a paciência inteligente observando as lagartas
A turma do Infantil 2B avistou uma borboleta no pátio da cantina. As crianças ficaram muito alegres ao vê-la voando por ali. Em outro dia, um aluno chegou na escola cantando uma música que fala sobre borboletas. As professoras Rosemary Gurgel e Thainá Roque aproveitaram a oportunidade e pediram à criança para cantar para os amigos, no momento da rodinha. Após ouvir a música algumas vezes, o conjunto foi estimulado a refletir: “O que é isso de borboleta que um dia foi lagarta? Será que a lagarta vira borboleta?” Alguns responderam que sim, outros que não, e a partir daí as crianças começaram a fazer afirmações e perguntas sobre as lagartas e borboletas. As professoras anotaram tudo, e assim nasceu o projeto de pesquisa: Lagartas e Borboletas.
Terezinha Kimura, professora que cuida das plantas da escola, presenteou a turma com 2 lagartas nas folhas. O presente foi colocado em potinhos para que todos pudessem observar, durante um período. Ao observar, as crianças podem aprender a cultivar a paciência inteligente, um conceito trabalhado pela pedagogia logosófica que ensina que enquanto se espera algo,fazer outras atividades é um movimento inteligente.
A turma fez o registro de observação da lagarta se alimentando das folhas para crescer, usando a técnica de frotagem.
Para surpresa de todos, um dia, a lagarta, que já havia se pendurado na tampa do potinho, foi vista fazendo um grande esforço para começar o processo de formação do casulo. Presenciar esse momento ímpar foi muito especial. Crianças e professoras ficaram encantadas!
A turma continua cultivando a paciência inteligente para aguardar o dia de descobrir o que vai sair de dentro do casulo. Enquanto isso não ocorre, muitas brincadeiras e atividades vão sendo vividas com intenso entusiasmo e alegria. Quanta perfeição da natureza!
Abaixo segue o QR Code da música: Borboleta colorida