Dissolveu ou derreteu? 2º Ano do Ensino Médio comprova diferença em prática no laboratório
As Professoras Fabiana Costa e Ward Lauar propuseram aos alunos que fizessem um experimento em pequena escala de uma solução supersaturada com a substância tiossulfato de sódio pentahidratado. Após colocar alguns cristais deste sal em um tubo de ensaio, deixaram os tubos no aquecimento em banho maria. Os alunos perceberam que o conceito correto no momento do aquecimento para os cristais que passavam de sólido para o estado líquido era derreter e que, após este início de aquecimento, os cristais que estavam fundindo liberavam as águas de hidratação (pentahidratado) e passavam a se dissolver, formando uma solução supersaturada.
Nos laboratórios de Química/Biologia e Física/Matemática, têm sido estimulantes as oportunidades para investigar sobre a prática dos conceitos, como nesta aula, em que os adolescentes verificaram os elementos e processos relacionados à formação das soluções supersaturadas.
Este é um movimento essencial na aprendizagem: compreender os conceitos e vivenciar a prática no laboratório, comprovando, por meio de experimentos sucessivos, o que o conhecimento teórico indicou.