Estudantes do Ensino Médio do itinerário de Ciência, Saúde e Sociedade finalizam aulas práticas sobre os sistemas do corpo humano
Com o intuito de favorecer o conhecimento acerca dos sistemas do corpo humano, as professoras Graziela Alfenas e Milena Almeida planejaram uma sequência de aulas práticas com atividades concretas e situacionais, oferecendo aos adolescentes a oportunidade de praticar o que aprenderam na teoria. Momento para solidificar o conhecimento e a compreensão dos conceitos, permitindo que os alunos experimentem diretamente a aplicação dos mesmos!
Nas práticas executadas, os estudantes puderam visualizar e manusear peças anatômicas, testar seus reflexos e a capacidade respiratória, puderam aferir e medir a pulsação e pressão arterial antes e após atividade física, observaram o funcionamento do tímpano, entre outras atividades.
As aulas práticas são extremamente importantes no processo de aprendizagem. Enquanto as aulas teóricas apresentam o conhecimento
conceitual e trabalham a compreensão dos fundamentos de um determinado assunto, as aulas práticas permitem que os alunos apliquem esse conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências específicas.
conceitual e trabalham a compreensão dos fundamentos de um determinado assunto, as aulas práticas permitem que os alunos apliquem esse conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências específicas.
A seguir, alguns relatos dos alunos: “Dentre as práticas realizadas, as minhas favoritas foram a do sistema cardiovascular e do sistema nervoso. A dinâmica da aula sobre o sistema cardiovascular foi, sem dúvida, a mais legal. Medimos nossos batimentos cardíacos antes e depois de realizar uma atividade física e vimos que, ao fazermos atividade física, nosso coração tende a bater mais rápido para bombear o sangue rico em nutrientes e oxigênio para todo o corpo.” - Davi Maia
“A prática que mais gostei foi a do sistema nervoso, onde aprendemos sobre reflexos e testamos os nossos, por exemplo, com um martelinho batendo no joelho, fazendo a perna levantar involuntariamente. Além disso, vimos fotos de ilusão de ótica que confundiam nosso sistema nervoso. Todas as práticas foram muito divertidas e interessantes e foi muito legal aprender mais sobre saúde, organismo humano, funções dos sistemas e atuações na área da saúde.” - Júlia Candiani