Infantil 2 B aprende conceitos importantes, a partir da observação da natureza da borboleta
A turminha do Infantil 2 B está dando continuidade a seus estudos sobre as borboletas. Para promover mais conhecimento, as professoras Rosemary Gurgel e Thainá Roque, com auxílio da professora Terezinha, levaram lagartas para a sala, para que as crianças pudessem observar diariamente o seu desenvolvimento.
Observaram as lagartas comendo e crescendo todos os dias! Certo dia, depois do lanche, as crianças puderam presenciar o esforço que a lagarta fazia para se pendurar, retirar a pele e fazer o casulo. Foi preciso esperar duas semanas para descobrir o que ia acontecer com aquele casulo.
Em outro dia, as crianças tiveram uma linda surpresa na hora do lanche: a borboleta havia saído do casulo!
Com muita alegria e entusiasmo, as crianças e professoras foram até o jardim pedagógico e soltaram a borboleta pertinho das flores. No caminho, algumas crianças mais velhas também se interessaram pelas borboletas! A turminha quis compartilhar a beleza do que havia descoberto e aprendido com a observação daquele inseto. As crianças contaram que a lagarta fez muito esforço para fazer o casulo, que foi preciso esperar muitos dias e ter paciência para a chegada da borboleta e que a lagarta muda, se transforma em borboleta dentro do casulo.
A partir de tantas observações especiais, as professoras trabalharam com as crianças sobre a observação de si mesmas, sobre o esforço, a paciência inteligente e também sobre as mudanças que ocorrem internamente, no mundo interno.
Foi uma experiência rica e cheia de aprendizados para a vida!