Infantil 3B vive linda experiência com o cultivo da amizade
O Infantil 3B tem aprendido e conversado bastante sobre a importância da amizade e o seu cultivo. As professoras frequentemente recordam as crianças da importância de tratar o colega com afeto e suavidade.
As professoras Marcília Torres, Larissa Coelho e Maria Vitória aproveitaram o momento da “hora da história” para ler o livro “Mis manos tan suaves como el algodón”, escrito por Adriana Cohon e Daniela Castaño. A história narra um conflito vivido entre irmãos, em que um deles puxa o brinquedo do outro. Para auxiliar os filhos a resolverem o problema, o pai dialoga com as crianças e explica como podem ser suaves, utilizando uma imagem analógica da lixa e do algodão, como sendo a brusquidão e a suavidade.
No dia seguinte, em uma roda de conversa, as professoras perguntaram para as crianças: “O que podemos fazer com nossas mãozinhas?”. Rapidamente, a turminha falou diversas ações, desde as mais práticas, como levar a comida à boca e brincar, até as mais criativas, como desenhar e pintar. Também recordaram ações sensíveis como fazer carinho no amigo e emprestar o brinquedo. A professora Marcília fez uma lista das coisas boas que podemos fazer com as nossas mãos.
A turma registrou a história com o desenho das mãozinhas e colagem de lixa e algodão. Os trabalhos ficaram expostos na sala em um lindo mural, que foi visitado pela autora do livro. Ela deixou um afetuoso recado para a turma, que adorou.
O Infantil 3 tem aprendido a usar as mãozinhas com suavidade, recordando a imagem do algodão. O vínculo de amizade na turma cresce a cada dia!