Turmas do 1º Ano do Ensino Médio realizam aula experimental sobre o conteúdo transição eletrônica
Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio utilizaram sais e suas soluções em uma chama para observar o efeito causado pela transição eletrônica (salto quântico). Na oportunidade, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar estimularam a comprovação de que as cores estão associadas aos cátions presentes em cada sal. Por meio desse experimento, os alunos ampliaram a compreensão sobre o fenômeno responsável pelas cores nos fogos de artifício.
Aplicando conceitos estudados anteriormente nas aulas teóricas, quando estudaram sobre a teoria atômica de Bohr, os alunos aprofundaram suas compreensões sobre a transição eletrônica e a energia liberada por esse processo.
Nesse experimento, foi essencial que os estudantes trabalhassem em equipe. As docentes destacaram o quanto a colaboração entre as equipes foi importante, pois todos os grupos trabalharam com os mesmos materiais em um rodízio entre as bancadas. Segundo elas, o cultivo de valores tão essenciais para a convivência como o respeito, a paciência e a generosidade favorece em muito a formação de um ambiente favorável à aprendizagem.