Turmas do 1º Ano do Ensino Médio também aprendem brincando
Os estudantes de cada sala foram separados em duas equipes. As professoras Fabiana Costa e Ward Lauar projetaram um jogo que relaciona as classificações periódicas e o diagrama de Linus Pauling. O jogo apresentava regras e características similares a uma batalha naval. As professoras convidaram as equipes para participar do jogo, incentivando que tomassem as decisões coletivamente.
A atividade ofereceu uma excelente oportunidade para que os alunos compartilhassem o conhecimento e compreendessem com maior amplidão o conteúdo, tornando mais significativos os conceitos.
Alguns desafios na aprendizagem de química, como compreender o diagrama de Linus Pauling e sua relação com a disposição dos elétrons nas camadas de um átomo ou relacionar a distribuição eletrônica com a classificação periódica dos elementos químicos, para muitos estudantes podem parecer bastante complexos. No entanto, trabalhando em conjunto, com alegria, entusiasmo e boa vontade, a tarefa se torna leve e interessante.