8º ano reflete sobre responsabilidade emocional
Adolescência, puberdade e reprodução humana são temas de estudo nas turmas do 8º ano. Em nossa programação, além da parte anatômica e fisiológica, também são exploradas as dimensões emocionais, sociais e éticas desse processo fundamental da vida.
Reconhecer, compreender e gerenciar as emoções não apenas impacta positivamente o próprio estado interno, mas influencia nos relacionamentos e na capacidade de enfrentar os desafios da vida.
A responsabilidade emocional é a prática de reconhecer as emoções e os pensamentos, independentemente de serem positivos ou negativos. À partir deste reconhecimento, é possível buscar formas para agir de maneira consciente e saudável. Esse exercício envolve evitar a supressão das emoções, aprendendo a não se deixar dominar por elas de forma destrutiva e a fortalecer a manifestação do sentir e pensar consciente.
Em uma das aulas de Ciências, a professora Milena Almeida levantou o tema em questão e realizou uma reflexão com as turmas sobre esse tipo de responsabilidade, que envolve não apenas o próprio ser, mas todos os outros seres que o cercam.
Os alunos registraram exemplos de situações relacionadas à responsabilidade emocional e como poderiam agir nessas situações. Em seguida, puderam intercambiar sobre o que registraram.
Ao final da atividade, foi possível concluir que quando o ser é consciente de suas próprias emoções, pode comunicá-las de maneira mais clara e empática para os outros, facilitando a compreensão mútua e a resolução de conflitos. Isso cria um ambiente emocionalmente saudável tanto para todos.