8º Ano vive uma experiência muito feliz no estudo da álgebra
Como parte de um projeto, os alunos do 8º Ano tiveram a oportunidade de realizar atividades em duplas e trios, durante um mês. Inicialmente, foram agrupados de forma que um monitor colaborasse em cada grupo, ensinando, explicando os exercícios e tirando as dúvidas. Após algumas aulas nesse trabalho, formaram-se novos grupos, de acordo com as notas anteriores obtidas por cada aluno. Mais atividades foram realizadas, até que o projeto culminou com uma avaliação em duplas e trios.
A professora Ana Flávia Stochiero Duarte destacou: “O objetivo geral foi o de favorecer a aprendizagem de Álgebra, mas outros foram cumpridos na convivência, como, trabalhar em equipe, trocar compreensões, sabendo ouvir e falar com respeito, ampliar o vocabulário matemático, favorecer a vinculação entre os colegas que nem sempre são muito vinculados e estimular o cultivo da paciência e generosidade. As atividades propiciaram intenso aprendizado e convivência entre os colegas!”.
Com a palavra, os maiores beneficiados:
“Eu adorei as atividades em duplas e trios, já que juntos podemos nos ajudar compartilhando nossos conhecimentos. Nas duplas e trios de ajuda, pessoas com melhor rendimento em Matemática ajudaram as que têm mais dificuldade. Já nos grupos de prova, pessoas com as mesmas notas trabalharam em harmonia para irem bem na prova e ampliarem seus conhecimentos.” Sophia Assis
“Gostei muito das atividades em grupo por termos mais ajuda e uma pessoa em quem confiar e discutir as respostas para melhorar a execução das atividades, além de ter me aproximado de pessoas com quem eu não convivia tanto, mesmo sendo da mesma sala.” Carolina Costa Reis
“Eu adorei as atividades em grupo pelo fato de que, além de aprender, fiz novos laços de amizade. Nós pudemos nos ajudar e assim aprendemos com muito mais facilidade.” Vicenzo Zoia Contarine