Infantil 3A: Uma grande equipe!
Durante o momento da rodinha, a professora Daniela Libânio mostrou uma grande caixa em forma de coração para os alunos. Todos ficaram encantados e super animados para descobrir o que tinha dentro. Brinquedos, bolinhas e chaves foram alguns dos palpites dados por eles, entretanto ninguém conseguia acertar. Com uma dica da professora, as crianças conseguiram descobrir afinal o que de tão misterioso havia dentro da caixa: 28 palitos de picolé.
Logo começaram as indagações: ‘’ Vamos fazer picolé?’’, ‘’Vamos levar para casa?’’, ‘’Para que são esses palitos?’’. As professoras Gabriela Soares e Thalita Batista distribuíram os 28 palitos, um para cada aluno e professora presentes na sala. Com o seu palito na mão, a professora Daniela mostrou que o palito sozinho é fácil de quebrar. Contudo, pedindo para cada aluno devolver seu palito, demonstrou que, quando os palitos estão juntos, quebrá-los é mais difícil.
Sendo assim, a professora explicou que o mesmo serve para a turma, quando um colega quer descumprir um combinado, como andar juntinho, e chama outro colega para acompanhá-lo, é bom lembrá-lo do combinado. Pois, o infantil 3A é uma grande equipe que trabalha junto.
Para registrar e fixar mais o conteúdo dessa atividade, os alunos fizeram desenhos da sala como uma equipe, desenhando os palitos, os colegas, as professoras, corações e outros elementos. As professoras têm procurado andar com os 28 palitos durante a rotina escolar, outro recurso para lembrar sobre os combinados.
Tem sido observado, continuamente, o esforço das crianças para cumprir os combinados, seja demonstrando interesse em colaborar com a equipe ou procurando lembrar o colega. Frases como, ‘’segura o pensamento’’ ou ‘’ eu não vou fazer isso, pois não é o combinado’’, estão sendo utilizadas mais frequentemente pelos alunos.