Turmas do 2º Ano do Ensino Médio realizam mais um experimento no laboratório de Química
Os alunos do 2º Ano receberam dois tubos de ensaio. As professoras Fabiana Costa e Ward Lauar orientaram que colocassem água e água saturada de cloreto de sódio em um terço da capacidade de cada um deles. Estes dois líquidos visivelmente são idênticos. A proposta foi que os alunos "embaralhassem" os dois tubos de ensaio e tentassem identificar o que havia dentro deles, ao realizar o experimento.
Para descobrir qual era o tubo com água, os alunos tiveram que colocar os dois tubos para ebulir sobre a lamparina acesa. Logo puderam perceber que um líquido entrava em ebulição primeiro que o outro, indicando que a temperatura de ebulição era menor. Assim, foi possível diferenciar o tubo que continha água do outro com água salgada, através da temperatura de ebulição distinta.
O estudo dos conceitos iniciais de propriedades coligativas tem sido uma excelente oportunidade de desenvolvimento da observação e atenção, movimentos tão importantes da inteligência.