2º Ano do Ensino Médio realiza experimento “Fórmula 1 da oxidação”
No estudo de cinética química, as Professoras Fabiana Costa e Ward Lauar procuraram dar uma abordagem mais ampla aos fatores cinéticos.
Nesta atividade, os estudantes fizeram duas soluções de sulfato de cobre pentahidratado com concentrações diferentes. Colocaram dentro destas soluções dois pedaços de esponja de aço usadas na limpeza de utensílios domésticos. Aguardaram 15 minutos, após o mergulho das esponjas de aço nas soluções de sulfato de cobre.
Os alunos retiraram as esponjas, colocando-as sobre uma folha de papel absorvente. Para eles, as reações foram surpreendentes! Logo perceberam que uma das esponjas ficou muito avermelhada e a outra ficou pouco avermelhada, mas com um tom bem escuro.
Analisando os efeitos obtidos, concluíram que o tom avermelhado sobre a esponja de aço ocorreu pela formação do cobre metálico advindo dos íons de cobre na solução. Todos tiveram em suas mesas uma barra de cobre para comparar com a coloração acobreada da esponja de aço. Os alunos adoraram o efeito da prática e puderam perceber que quanto mais concentrada estiver a solução, mais rápida será a formação do cobre metálico.
Cada vez mais, a aplicação dos conceitos estudados nas aulas teóricas amplia e reforça o sentido dos conteúdos, como foi nesse estudo sobre cinética química.