1º Ano Fundamental B experimenta preparar a própria alimentação saudável
Os alunos do 1º Ano B tiveram uma deliciosa experiência gastronômica, com o objetivo de estimular uma alimentação mais saudável. Os estudantes de nutrição, Ana Maria e Paulo César, levaram as crianças à horta para introduzir o assunto e contextualizar de onde vêm os alimentos. Destacaram a importância de preferi-los in natura ao invés de processados. Abordaram os diferentes tipos de alimentos que existem e a importância do consumo de cada um deles para contemplar a ingestão de vários nutrientes que fazem bem ao corpo, ajudando a dar força para brincar e estudar. As crianças coletaram temperos na horta que seriam utilizados para fazer sanduíches naturais na cozinha experimental, com recheio de frango ou ricota, utilizando pão ciabatta ou pão francês. Os sanduíches seriam enriquecidos com salada de cenoura, beterraba, alface e rúcula.
Para estimular a parte sensorial, foram apresentados os ingredientes para fazer os sanduíches. Ao pegar as verduras, as crianças poderiam sentir a diferença entre as texturas, observar as cores, além de sentir o aroma e o sabor. Alguns alimentos foram cortados ao meio, como o tomate, cenoura, beterraba, cebola e alho. Também as ervas aromáticas cebolinha, salsinha e manjericão foram apresentadas para que as crianças pudessem identificar suas diferenças. A intenção era fazer um sanduíche bem colorido, utilizando vários ingredientes para ficar mais nutritivo. A participação e envolvimento da turma, desde o início do processo, contribuiu para que os alunos experimentassem até aqueles alimentos que tinham certa resistência.
Segundo as Professoras Julieta Lima e Francielle Oliveira, a força do conjunto no estímulo para que os colegas fizessem esforço, vencendo o pensamento de resistência, também foi algo que colaborou para que essa experiência fosse um sucesso. Em outro dia, puderam também experimentar um chup chup de morango com manjericão. Um sabor diferente, mas que agradou a maioria dos paladares.