Turmas do 1º Ano do Ensino Médio realizam experimento sobre interações intermoleculares
Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio realizaram uma atividade experimental com o objetivo de compreender as interações intermoleculares que ocorrem entre algumas moléculas. A aula foi dividida em três partes. Na primeira parte, os estudantes observaram como a água interagia com o papel e o plástico. Por meio da análise das estruturas das moléculas foram estudadas as ligações de hidrogênio formadas entre a água e a celulose presente no papel. Já o plástico contém moléculas de polietileno que são apolares e não interagem com a água.
Na segunda parte da aula, os estudantes compreenderam como a cola branca atua no papel, e novamente as ligações de hidrogênio foram responsáveis pela interação entre os materiais. Na terceira parte, por meio de uma dinâmica realizada em aula, os alunos estudaram sobre uma substância denominada poliacrilato de sódio, muito utilizada em fraldas descartáveis. Essa substância foi capaz de absorver uma grande quantidade de água e isso só foi possível por meio de fortes interações do tipo íon-dipolo.
A compreensão científica de processos e fenômenos cotidianos é muito interessante, especialmente quando se aplicam experimentalmente os
conceitos estudados. As Professoras Fabiana Costa e Ward Lauar afirmam que o estudo prático é importante para a ampliação e fixação da compreensão dos conceitos e para um aprendizado mais significativo.