Turmas do 2º Ano do Ensino Médio criam "Dragão" químico
Com o objetivo de investigar sobre cinética química, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar propuseram um novo experimento.
Para compreender o fator cinético superfície de contato em uma reação de combustão, os alunos observaram um dos fatores que altera a velocidade da reação.
Neste experimento, há 2 partes. Na parte 1, os alunos tentam colocar fogo no amido que está em uma colher. Na parte 2, as professoras demonstram e explicam o procedimento para que os alunos possam replicar e chegar ao resultado esperado: o dragão químico.
Para isto os alunos colocam uma colher cheia de amido de milho na boca e assopram sobre uma chama de fogo feita com uma tocha feita de jornal. Os alunos amaram! Perceberam que, na colher, o amido, por estar com os grãos próximos à área de contato reduzida, não consegue queimar de forma expressiva. Já o amido na boca, quando assoprado sobre a chama de fogo, por estar com a superfície de contato maior com o oxigênio (comburente) e energia da tocha de fogo faz uma enorme explosão.
Os estudantes do segundo ano fecharam o ano letivo de 2023 com chave de ouro! Quantas oportunidades de observação, cultivo de valores e exercício de um trabalho em equipe que só evoluiu ao longo do ano!