Experimento "Sejam bem-vindos"
Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio se surpreenderam com os fenômenos químicos! Após o estudo da teoria em sala de aula, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar levaram seus alunos ao laboratório para o primeiro contato com um experimento de Química. Além de completar e ilustrar o conteúdo de fenômenos físicos e químicos, o momento foi oportuno para informar sobre algumas normas de segurança do laboratório, familiarizar com os instrumentos e encantar os estudantes para o aprendizado da Química. E que todos sejam bem-vindos a essa aula introdutória nesse ambiente! Primeira de muitas outras ao longo do ano!
A turma foi dividida em grupos de três ou quatro integrantes para uma aula em duas partes. Na primeira, os alunos observaram a mistura de 30 ml de isocianato com 30 ml de poliol dentro de uma luva de vinil e acompanharam a liberação de calor e o crescimento do volume dessa mistura, moldando ao formato da luva. O grupo se encantou, pois, o produto apresentou um volume maior e um aspecto resistente.
Na segunda parte, os estudantes escreveram mensagens secretas com líquidos incolores. Em uma delas, foi usada uma solução de hidróxido de sódio. A mensagem foi revelada borrifando uma solução de fenolftaleína com o aparecimento de um rosa intenso. Em outra, utilizando a solução de ferrocianeto de potássio, a mensagem foi revelada borrifando uma solução de cloreto férrico, observando a escrita em um azul intenso.
O estímulo à observação favorece o avanço na posse dos conhecimentos, o que pode ser feito com criatividade e alegria.