Movimentando as partículas, no 1º Ano do Ensino Médio
Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, no Laboratório de Química, observaram as temperaturas de fusão e ebulição de algumas substâncias e misturas.
O procedimento foi executado em três etapas. Na primeira, os estudantes adicionaram uma pequena quantidade de água em um copo e a mesma quantidade de uma solução salina em outro copo. Ambos os copos foram colocados no congelador e observou-se, somente, o congelamento do copo com água, indicando que a presença de sal altera o processo de solidificação.
Na segunda etapa, eles observaram, por alguns minutos, pedras de gelo seco e descreveram o processo de sublimação, quando um sólido passa para o estado gasoso de forma direta.
E, na terceira, compararam a ebulição da acetona, da água e do etanol, indicando o líquido mais volátil, ou seja, com menor temperatura de ebulição. A prática do que se aprende favorece que os alunos associem conceitos científicos e conhecimentos prévios, além de estimular a busca pelo conhecimento.