Infantil 5 B aprende com a maçã e a melancia
Com o tema anual “Natureza, a primeira mestra do ser humano”, o Infantil 5B tem aproveitado muitas oportunidades para observar a Natureza.
Na hora do lanche, observando a semente da maçã, uma aluna pediu para levar para casa e plantar. No dia seguinte, enquanto saboreavam a melancia, as crianças observaram sua semente e recordaram da semente da maçã. Compararam as sementes das duas frutas e decidiram plantá-las. Depois de seis dias, a semente da melancia brotou e a de maçã não. Observando o crescimento do caule da planta, conversamos com a professora de Educação Ambiental, Maria de Lourdes, que sugeriu a mudança do pé de melancia para o pomar da Escola. Foram transferidas a muda da melancia e semente da maçã, ainda, sem brotar para o pomar.
O pé de melancia está crescendo, o de maçã, ainda, não. Por quê? Uma criança recordou que a semente de maçã era difícil para nascer, a professora Lourdinha já tinha alertado sobre isso. As crianças começaram a pesquisar. A professora Ana Letícia preparou uma aula sobre como plantar maçã. Descobriram que para cultivar a maçã era necessário preparar muito bem a terra.
As professoras fizeram uma analogia entre o plantio das sementes e os pensamentos que queremos que nasçam em nossa mente. As crianças manifestaram sobre os pensamentos de colaboração, paciência, amor e amizade. Uma aluna manifestou:
“Todos esses pensamentos vão para o coração e aí nascem muitas coisas boas.”
As professoras fizeram uma analogia entre o plantio das sementes e os pensamentos que queremos que nasçam em nossa mente. As crianças manifestaram sobre os pensamentos de colaboração, paciência, amor e amizade. Uma aluna manifestou:
“Todos esses pensamentos vão para o coração e aí nascem muitas coisas boas.”