As nuances de cor fornecidas pela natureza para indicar a acidez e basicidade
O 2º Ano do Ensino Médio teve a segunda aula vinculando a química experimental com o Projeto Anual: Natureza, a primeira mestra do ser humano.
Usamos de vários produtos naturais, como a amora, cebola roxa, rosa vermelha, repolho roxo e acerola, como indicadores de acidez e basicidade do refrigerante de limão, vinagre, água de torneira, amoníaco e solução de sabão em pó.
Para produzir as soluções indicadoras da natureza, cada amostra foi colocada em um recipiente e depois adicionada água fervente. Após passar solução em uma peneira, os alunos pingaram algumas gotas sobre amostras de refrigerante de limão, vinagre, água de torneira, amoníaco e solução de sabão em pó, criando a escala de cores para cada indicador natural. O indicador natural que melhor foi classificado foi a rosa vermelha, que se apresentou rosa, no refrigerante de limão e no vinagre, na cor vinho, na água de torneira, na cor marrom, para o amoníaco e verde musgo, para a solução de sabão em pó. Assim o indicador de rosa vermelha se apresenta em tons claros para meios ácidos e em tons escuros em meios básicos.